Cabun-Vet Polivalente
Carbúnculo, gangrena gasosa e enterotoxemias levam embora boa parte da produtividade do rebanho, comprometendo o lucro do criador. Veja abaixo artigo do médico veterinário Marcelo Zuanaze sobre estes problemas.
Agosto 2004 -- O Laboratório Biovet promove "grande liquidação" para os pecuaristas que querem eliminar de vez a ameaça do carbúnculo, gangrena gasosa e enterotoxemias do seu rebanho bovino e caprino. Nesse sentido, inicia campanha de divulgação da Cabun-Vet Polivalente. Esta vacina, com uma única dose de 2 ml, atua sob essas doenças, protegendo o lucro do criador.
As clostridioses -- responsáveis pelo carbúnculo, gangrena gasosa e enterotoxemias -- são toxi-infecções ou intoxicações dos animais causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium (veja mais informações abaixo). As bactérias podem penetrar no animal por meio de perfurações causadas por espinhos e arame farpado.
A sintomoatologia do carbúnculo e da gangrena inclui a manqueira, inflamação dos músculos (em especial dos membros posteriores). Ela surge geralmente entre 4 e 12 meses de idade. Por sua vez, as enterotoxemias incluem os clostrídios que afetam o trato intestinal e os órgãos abdominais.
A vacinação é o mecanismo mais indicado para sanar tais problemas. Em geral, ela deve ser efetuada aos 15 dias de idade em animais cujas mães não estejam imunizadas, e 60 dias de idade nos animais cujas mães tenham sido recentemente vacinadas. Recomenda-se ainda uma segunda dose quatro semanas após a primeira. Posteriormente, deve-se aplicar uma dose anual.
Solicite mais informação ao médico veterinário de sua confiança.
Mais informações sobre o Laboratório Biovet em www.biovet.com.br.
FICHA TÉCNICA ·Cabun-Vet Polivalente produzida pelo Laboratório Biovet. ·Contém anacultura de Cl. Chauvoei, toxoides de Cl. Pefringens B e D, Cl. Septicum, Cl. Novyi, Cl. Sordelli inativados, concentrados, purificados por ultrafiltração e adsorvida em hidróxido de alumínio. ·Apresentado em frascos de 50 ml correspondente a 25 doses.
CLOSTRIDIOSES Por Dr. Marcelo Zuanaze, médico veterinário do Laboratório Biovet
O gênero Clostridium (Cl.) compreende uma série de microorganismos que necessitam de uma condição anaeróbica para se multiplicarem. Os clostrídios abrangem numerosas espécies e tipos sarprófitos amplamente difundidos pela natureza. Originam a putrefação das carnes e animais mortos. Algumas espécies de clóstridios têm importância como causa de doenças. Os mais importantes são o Cl. perfringens, Cl. novyi, Cl. septicum, Cl. chauvoei, Cl. sordelli, Cl. botulinum e Cl. tetani. As infecções e as intoxicações por clostrídios aparecem endemicamente e têm, de maneira geral, evolução aguda -- além de rotineiramente ter prognóstico sombrio.
Infecção por Clostridium chauvoei - Carbúnculo Sintomático O carbúnculo sintomático é uma doença enfisematosa, de evolução aguda, infecciosa, mas não contagiosa, que ataca, geralmente, os bovinos jovens, também podendo acometer ovinos, caprinos e bubalinos. É caracterizada pela formação metastática de edemas gasosos nas grandes massas musculares, que crepitam à pressão.
Infecção por Clostridium septicum - Edema Maligno O edema maligno dos ferimentos e do parto é uma doença enfisematosa de evolução geralmente mortal. Apresenta-se em todas os animais domésticos com finalidade zootécnica.
Infecção por Clostridium novyi O Cl. novyi pode ser classificado em quatro tipos (A, B, C e D), e pode ser o agente causal também do edema maligno (tipo A e raramente o tipo B), da hepatite necrosante (tipo B) e da hemoglobinúria bacilar (tipo D).
Infecção por Clostridium perfringens As doenças dos animais domésticos provocadas pelo Cl. perfringens aparecem como inflamação edematosas gasosas após a infecção de ferimentos ou como a enterotoxemia, apresentando-se em todas as espécies domésticas. Enfermidades conhecidas como gangrena gasosa, disenteria dos cordeiros, doença do rim polposo dos ovinos, enterite necrosante dos leitões lactantes, mamite necrosante e enterotoxemias podem causadas pelo Cl. Perfringens.
Infecção por Clostridiun sordelli As enfermidades que podem ter como agente causador o Cl. Sordelli são: as enterotoxemias e gangrena gasosa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA: EiraCom - www.eira.com.br Jornalista Responsável: Alessandro Mancio de Camargo - MTB 24.440 FONE: 15.3262.4466 - 15.9773.6355 E-mail: almancio@eira.com.br
|