Excelência em nutrição animal
Cooperação tecnológica na área de análise de aminoácidos e vitaminas é assinada entre Adisseo, Fatec/RS e UFSM.
Abril 2004 -- Foi assinado nesta segunda-feira (05/04), em Santa Maria (RS), um acordo de cooperação tecnológica para o suporte técnico e analítico de aminoácidos e vitaminas entre a Adisseo, Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Fatec/RS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A parceria envolve diretamente o Centro de Apoio Nutricional (CEAN) da Adisseo e o Laboratório de Análises Micotoxicológicas (Lamic) da UFSM - veja mais informações sobre as partes envolvidas abaixo.
Em seu discurso durante a cerimônia de assinatura do acordo, Louis Cottin, diretor geral da Adisseo na América Latina, fez a seguinte análise da parceria:
"Estamos honrados por estar na UFSM e muito satisfeitos com esta aliança entre dois laboratórios que se completam.
O CEAN tem foco na "Nutrição de Precisão", sendo especializado em análises de vitaminas e aminoácidos, e é um dos poucos laboratórios existentes a oferecer análises de aminoácidos totais via NIRS (Near Infrared System) e faz parte da rede mundial de laboratórios da Adisseo (6 laboratórios ao total), que é a única empresa no mundo a fazer análise de aminoácidos digestíveis em matérias-primas via NIRS.
O LAMIC, tem foco na "Nutrição de Segurança", sendo líder sul-americano em análises de micotoxinas em matérias-primas e alimentos.
O resultado do encontro destes dois laboratórios líderes, o LAMIC e o CEAN, será a criação de um centro de excelência em análises de matérias-primas, rações e alimentos aqui na UFSM, que já nasce líder e que servirá para aumentar ainda mais a competitividade da produção animal brasileira. Além disso, abrem-se as portas para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias."
RESULTADOS DO ACORDO Já num primeiro momento, o acordo proporciona o aumento no volume das análises de aminoácidos realizadas pelo CEAN, uma prestação de serviço oferecida desde 1997 aos clientes da Adisseo, que a partir de agora é estendida aos clientes do Lamic na área de nutrição animal.
"O suporte técnico e analítico de aminoácidos é um serviço de real valor para o mercado, que continuará a ser oferecido a preço de custo, de forma bastante rápida e com toda a confidencialidade exigida por nossos clientes", informa Marcio Ceccantini, gerente de desenvolvimento técnico da Adisseo.
Nesse sentido, o CEAN mantém sua total independência. A mudança de seu endereço para Santa Maria (veja abaixo) foi feita apenas para facilitar à colaboração com o Lamic, agora seu "vizinho".
A cooperação entre o CEAN e o Lamic ainda visa o desenvolvimento de uma metodologia brasileira de suporte técnico e analítico de vitaminas puras e presentes nos premixes e rações. Atualmente, o CEAN realiza este serviço com o apoio e know-how do laboratório da Adisseo localizado na França.
Graças ao acordo, toda estrutura técnica, científica e humana do Lamic e CEAN - com a colaboração dos profissionais da Adisseo na França - vão trabalhar em conjunto para "tropicalizar" a metodologia de análise de vitaminas.
Ou seja: os profissionais dos dois laboratórios vão trocar experiências para num curto espaço de tempo oferecer, a partir de Santa Maria (RS), um método nacional de análise de vitaminas. Tudo isso respeitando as condições operacionais dos nutricionistas brasileiros, bem como o tipo de equipamento e ração utilizados no país.
Para tornar possível o acordo, a Adisseo transferiu as instalações do CEAN (antes localizadas em Paulínia/SP) para Santa Maria, juntamente com toda a equipe de talentos humanos que integra o laboratório.
O novo endereço do CEAN é:
Centro de Apoio Nutricional - CEAN Fone para contato: (55) 9978-4458 Caixa Postal 4036 CEP: 97015-970 Santa Maria, RS.
SOBRE A ADISSEO A Adisseo trabalha ao redor do mundo, e tem sua sede em Antony (França). O grupo possui quatro fábricas principais: Commentry e Les Roches-Roussillon (França), Burgos (Espanha) e Institute (EUA). A Adisseo desenvolve, fabrica e distribui aditivos nutricionais sob as marcas Microvit (vitaminas), Rhodimet (metionina), Smartamine (metionina protegida para ruminantes) e Rovabio (enzimas).
SOBRE O LAMIC O Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC), coordenado pelo Prof. Titular Dr. Carlos Augusto Mallmann e administrado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FATEC-RS) e ligada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui reconhecimento internacional pela sua precisão no que tange a análise de micotoxinas. A qualidade e rapidez dos serviços prestados pelo LAMIC estão baseadas em equipamentos modernos e na utilização de tecnologia de ponta, desenvolvida no próprio Laboratório, como a robótica de extração das micotoxinas em fase sólida. As micotoxinas analisadas no Laboratório são: aflatoxinas, zearalenona, ocratoxina A, fumonisinas, vomitoxina, toxina T-2 além de outros tricotecenos de importância econômica e sanitária.
Entre os principais produtos analisados, destacam-se os cereais (milho, trigo, soja, arroz, sorgo, cevada, centeio, etc.), industrializados (rações de suínos, aves e bovinos, silagens, derivados de amendoim, malte, radícula de cerveja, etc.), tecidos animais (soro sangüineo), lácteos (leite in natura, leite desnatado e leite em pó) e avaliação de adsorventes de micotoxinas (in vitro e in vivo).
O LAMIC conta com uma equipe multidisciplinar formada por Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Químicos, acadêmicos de Medicina Veterinária e Farmácia, além de laboratoristas treinados. O ensino e pesquisa, os quais desempenham importante papel na capacitação de alunos e desenvolvimento de novas metodologias.
O sucesso da relação entre tecnologia e equipe está embasado nos fundamentos da Qualidade Total. Assim, para a garantia da qualidade dos produtos desenvolvidos no Laboratório, a partir de 2002 foi adotado o sistema de padronização de todas as tarefas das atividades executadas, seguindo as normas da NBR ISO ICE 17025, com inicio do programa em 2002. É credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento para realização de análises diagnósticas de micotoxinas em produtos destinados a importação e exportação. Contudo, os métodos analíticos são rotineiramente aferidos internacionalmente pelo FAPAS da Inglaterra.
Atualmente, a Equipe do Laboratório está desenvolvendo novos projetos, como a determinação de drogas de abuso, avaliação de vitaminas, determinação de resíduos de antibióticos e drogas em tecido animal e análises bromatológicas, todos eles estrategicamente avaliados de acordo com as demandas e tendências de necessidades dos usuários, comprometidos com a saúde humana e animal. Para o desenvolvimento dos referidos projetos a Coordenação do Laboratório montou uma Equipe de Pesquisadores composta por doutores e mestres, os quais serão responsáveis pelo desenvolvimento dos métodos das novas tecnologias.
A atuação do LAMIC não se restringe a pesquisa e desenvolvimento, mas também a prestação de serviços para as mais importantes empresas brasileiras e internacionais, sendo que a nível nacional 80% das 50 maiores empresas de produção de carne são atendidas por este laboratório no quesito de controle de qualidade micotoxicológica. Em 2003 foram efetuadas mais de 50mil análises compreendendo a maiorias dos alimentos produzidos e consumidos no Brasil.
SOBRE O CEAN O CEAN, Centro de Apoio Nutricional, oferece desde 1997 suporte técnico e analítico de aminoácidos e vitaminas aos clientes da Adisseo. Em 2003, obteve uma das notas mais altas (94,8 pontos em 100 possíveis) durante um programa de inspeção independente que avaliou o desempenho de 17 laboratórios. A avaliação mediu e comparou os resultados dos laboratórios com padrões estabelecidos internacionalmente para organização, limpeza e qualidade física das instalações. O domínio e bom desempenho nessas áreas demonstra a preocupação do CEAN em eliminar ou reduzir o risco de acidentes, os prejuízos causados ao meio ambiente, à propriedade e às pessoas durante a realização de seus trabalhos.
|