Biovet em flow pack
Laboratório Biovet adota embalagens flow pack para acondicionar e comercializar vacinas e fármacos de uso veterinário.
Maio 2004 -- Fundado há 47 anos e 100% nacional, o Laboratório Biovet acaba de lançar suas novas embalagens em sistema flow pack. A empresa é especializada na produção de vacinas e fármacos de uso veterinário.
O diretor presidente da empresa, Dr. Paulo Eduardo Corrêa, e o responsável pelo marketing do laboratório, Dr. Hugo Scanavini Neto, receberam, juntamente com a equipe do Biovet, os jornalistas na sede de Vargem Grande Paulista (SP) para dar mais detalhes sobre o novo investimento.
“As novas embalagens oferecem ainda mais segurança, proteção e praticidade na distribuição, armazenamento e uso dos produtos”, explica o médico veterinário Hugo Scanavini Neto.
O sistema de embalagem flow pack que passa a ser usado pelo Laboratório Biovet é velho conhecido da indústria de alimentos. Sua utilização em larga escala para acondicionar e comercializar vacinas e fármacos resulta numa solução inovadora para conservação de produtos destinados ao mercado veterinário.
"Essa inovação é fruto de muita pesquisa”, explica Scanavini. “Como resultado, ela garante aos nossos clientes (avicultores, pecuaristas, veterinários etc.) a liberdade de poder armazenar os produtos diretamente no gelo, em caixas térmicas de isopor, preservando as suas características sem danificar o produto", completa.
Nova linha de embalagens Biovet
Embalagens invioláveis e mais resistentes Graças à segurança e inviolabilidade, o sistema flow pack vem sendo adotado há muito tempo como embalagem direta para vários alimentos. É utilizado para armazenar produtos a granel, ou previamente acondicionados em caixas ou bandejas. Dessa forma, facilita operações de distribuição e de venda através de agrupamento.
Obtidas a partir do filme de BOPP (do inglês "biaxially oriented Polypropylene"), as embalagens flow pack posicionam-se hoje entre as mais interessantes e mais versáteis soluções para embalagem flexível.
“Durante nossas pesquisas, a adequação técnica e mercadológica da tecnologia mostrou-se a mais adequada ao segmento de saúde animal”, explica Scanavini. A rigidez, a estabilidade e a resistência mecânica da embalagem determinam um grande poder de barreira (contra vapor de água ou contato com gelo em escama, gorduras, gases etc.), facilitando o transporte e a conservação.
Características técnicas A embalagem flow pack é formada em uma operação contínua por meio de uma máquina chamada seladora. Nesse processo, usa-se um filme de polipropileno biaxialmente orientado (BOPP), obtido por um processo de transformação da resina granulada de polipropileno (PP).
O filme entra em bobina, é dobrado, selado no meio - formando um tubo - e recebe o conteúdo. A partir daí, é selado novamente, por meio de soldas na extremidade superior e inferior, resultando na embalagem final.
Além disso, o processo de tratamento superficial a que é submetido o filme de BOPP assegura a receptividade desta superfície a tintas, adesivos, entre outros. Dessa forma, é compatível com diversos tipos de impressão, como flexografia - qualidade essencial para garantir a comunicação visual das embalagens.
|