Suinocultura: Ideal Porc
Investimento, que totaliza R$ 30 milhões em 2004, será inaugurado em Nova Mutum (MT) no dia 23 de julho de 2004, com presença de Blairo Maggi e outros expoentes do agronegócio nacional e canadense.
Julho 2004 -- A Granja Ideal Porc, investimento do Grupo Otaviano Pivetta que vai totalizar R$ 30 milhões até o final de 2004, inaugura seu ciclo completo de produção de suínos (da agricultura ao abate, sem deixar de lado a genética) em Nova Mutum (MT) -- cidade localizada a 90 Km de Lucas do Rio Verde. A formalização do empreendimento ocorre dia 23 de julho, com a presença do governador matogrossense, Blairo Maggi, e das empresas envolvidas no projeto (Genetiporc, genética, e Vitagri, projeto e tecnologia de produção) e de representantes do governo canadense. A Ideal Porc dá a largada com seis mil matrizes da mais alta linhagem, devendo totalizar em médio prazo 40 mil matrizes. "O extrato básico de animais é constituído de avós e bisavós trazidas do Canadá pela Genetiporc do Brasil", comenta Otaviano Pivetta, empresário e prefeito de Lucas do Rio Verde. Maior produtor da região de Nova Mutum (responsável pela produção de 62 mil hectares de soja, 11 mil hectares de algodão e 22 mil hectares de milho), Pivetta passa a deter, com a Granja Ideal Porc, o ciclo completo da criação de suínos. Da nutrição (milho, fábrica de ração), passando pela genética (bisavós e avós Genetiporc) até o abate. A Ideal Porc visa vender material genético para o efervescente negócio de criação de suínos. Além disso, parte de sua produção será abatida pelo frigorífico da Intercoop, presidido por Pivetta desde 1991. A Intercoop exporta seus produtos para Rússia, Hong Kong entre outros países. Com 100 mil metros quadrados de área construída, o acesso à Granja Ideal Porc é rigidamente controlado. Cada núcleo de produção tem equipes e veículos individuais de trabalho e um Centro de Biossegurança, que é o limite entre as áreas consideradas limpas e contaminadas. O projeto é dividido em 4 sítios de produção (maternidade, creche etc.), separados por distâncias entre 1,3 a 2,3 quilômetros. O objetivo de tantos cuidados é produzir um suíno com elevado status sanitário e com excelente qualidade de carne.
O avançado material genético desenvolvido pela Genetiporc faz parte desse ideal. A empresa é pioneira na erradicação dos genes depreciadores da qualidade da carne. E continua trabalhando intensamente no sentido de oferecer a seus clientes produtos com qualidade diferenciada, capazes de atender os mercados consumidores mais exigentes do mundo. Chega-se assim ao suíno produzido pela Granja Ideal Porc, sem uso de matérias-primas de origem animal, antibióticos e quimioterápicos. O resultado aparece na carne, a primeira a ser produzida dentro do sistema Natural Pork, que garante saúde, bem-estar animal, responsabilidade social e qualidade de carne, conforme conceito desenvolvido pela Vitagri para suinocultura do MT. Dessa forma, os produtos já chegam ao mercado à prova de quaisquer testes de rastreabilidade dentro dos parâmetros internacionais.
Assessoria de Imprensa: EiraCom - www.eira.com.br Jornalistas responsáveis: Alessandro Mancio de Camargo (MTB 24.440) e Luís Sérgio Roizman (MTB 12.472) Mais informações: Fone (11) 5102.0064, E-mail: eiracom@eira.com.br
|