Mercado de vídeo digital deve crescer 40% em 2008, aposta Pinnacle

WOW! Magazine, março de 2008 -- O mercado de vídeo digital está mais aquecido do que nunca e, este ano deve crescer cerca de 40%, analisa Jaime Paez diretor da Pinnacle para América Latina, uma das empresas líderes no desenvolvimento de soluções de produção de vídeo para broadcast, desktop e mercado de consumo. De acordo com o executivo, o número está diretamente relacionado à popularização dos sites de compartilhamento de vídeos no Brasil e ao aumento do número de internautas residenciais ativos no País que, de acordo com Ibope/NetRatings, cresceu 48,4% em 2007, na comparação com o ano anterior.

Em geral, o perfil do usuário doméstico é aquele que grava vídeos caseiros e disponibiliza suas produções para os amigos em sites de compartilhamento ou mesmo aqueles que utilizam a tecnologia para digitalizar fitas VHS e preservar suas filmagens por mais tempo. Ainda dentro do segmento doméstico, temos outro perfil de usuário que tem crescido bastante no País. Trata-se daqueles que montam um negócio de pequeno porte utilizando o próprio PC de casa e passam a oferecer serviços como portifólio em vídeo, vídeo institucional para empresas, produção de treinamento com vídeos ou mesmo a digitalização de VHS.

Além dos usuários domésticos, o vídeo teve grande destaque em segmentos como publicidade online, por exemplo. De acordo com pesquisa do projeto Inter-Meios, do jornal Meio&Mensagem, os gastos no ano passado com este tipo de publicidade totalizaram 507 milhões de reais no País, crescendo 45,7% sobre 2006. "A partir deste crescimento, empresários e comunicadores estão percebendo um forte nicho de atuação e desenvolvendo formas de atingir e prender a atenção destes internautas de forma ainda mais interativa e visual, como o Rich Media Advertising, que são os vídeos produzidos para web. Por trazerem animação, som e vídeo geram demanda por câmeras, profissionais especializados e softwares para edição de edição.

Para se ter uma idéia, o mercado de publicidade online faturou 16,9 bilhões de dólares nos Estados Unidos em 2006, tendo sido este o quarto ano consecutivo de crescimento, segundo dados da Interactive Advertising Bureau (IAB), sendo que deste total, os banners e rich-media (anúncios com vídeo) geraram 32% destes quase 17 bilhões de dólares.

"Essa interatividade proporcionada pelo vídeo aliada à popularização da banda larga e à queda de preço de produtos como computadores, filmadoras e câmeras digitais e softwares para edição de vídeo foram fatores significantes para a consolidação deste crescimento que estamos vislumbrando para 2008", afirma Paez. A facilidade de uso destas soluções também contribui bastante para o crescimento, uma vez que permite que os mais variados perfis de usuários produzam seus próprios filmes.

"Seguindo esta progressão e observando o andamento dos negócios no Brasil, é provável que em 2008 o mercado de vídeo digital deva crescer cerca de 40%, o que é um número bastante animador para este cenário em expansão", conclui o executivo.

Trama Comunicação

 

Clique aqui para enviar seu comentário



Anteriores:
27/03/2008 - Mercado de vídeo digital deve crescer 40% em 2008, aposta Pinnacle
13/02/2006 - SPREAD THE WORD
29/12/2004 - Custom Publishing -- Seu veículo de comunicação com conteúdo exclusivo desenvolvido pela EiraCom
29/04/2004 - X Maratona de São Paulo
10/09/2003 - São Paulo, 450 anos de história







Solution by Webcore
homefale conoscoquem somosanunciecadastre-se