Setembro 2003 -- Baseada em testemunhais de clientes, a nova campanha publicitária da linha pecuária Biovet prova que os biológicos do Laboratório apresentam o mesmo nível das vacinas multinacionais. Embora tal fato seja óbvio para os clientes, o argumento da campanha visa combater o preconceito apresentado pelo mercado consumidor de que os biológicos de marcas internacionais são melhores ou mais seguros, o que não corresponde à verdade.

"Isso, somado a estratégia do Biovet em ampliar o mercado internacional, resultou numa ação mais agressiva, baseada em depoimentos de grandes pecuaristas do país", explica o publicitário Rubens Pavão, da agência RPA/PP, responsável pela conta da linha pecuária do Laboratório (veja quadro). O resultado está expresso em anúncios de página inteira para revistas, comerciais para TV, folhetos, malas-direta e móbiles que respondem a seguinte pergunta: "Você pensa que as vacinas brasileiras são boas? Biovet são ótimas!".
Bastidores da campanha O making of da campanha rende um capítulo à parte. "Partimos para o campo, assessorados pelos técnicos do Biovet, para fotografarmos e filmarmos os pecuaristas", comenta Pavão. Durante o trabalho, os profissionais da RPA/PP constataram como a estratégia estava correta. Inúmeros criadores e revendedores mostraram-se dispostos a falar, de forma espontânea, sobre as vacinas do Laboratório.
"A receptividade de todos à equipe foi excelente. A simpatia e a educação dos clientes com a gente era tanta que dava vontade de ficar por mais tempo no campo. As lições que recebemos são uma verdadeira aula de simplicidade, experiência e respeito pela atividade. Ficamos realmente emocionados", declara Pavão.
Campanha já está "na rua" O resultado foi excepcional. Os filmes para TV, por exemplo, foram editados de forma descontraída e natural. "No estúdio de edição, o único trabalho que tivemos foi o de selecionar frases e expressões, uma melhor do que a outra. Tanto que planejamos dois filmes e editamos quatro, mas tínhamos material para oito", calcula Pavão. A veiculação na TV prevê inserções regionais e nacionais. O planejamento estratégico de mídia contempla o programa Globo Rural e os noticiários dirigidos ao agronegócio da TV Bandeirantes.
Numa outra frente, anúncios de página inteira estão sendo veiculados nas revistas especializadas DBO, AG Leilões e Gestão Pecuária. A marca principal do material impresso da campanha também é o forte conteúdo. Foram desenvolvidas ainda malas-direta para 35.000 pecuaristas, além de material específico para lojistas e balconistas. Móbiles nos pontos-de-venda darão apoio visual na hora da decisão de compra.
"Já estamos tendo um excelente retorno desse trabalho", analisa Pavão. Mas o publicitário adianta que as ações não param por aí. Um novo folder de apresentação da linha de biológicos pecuários, com um formato diferenciado, foi desenvolvido. O material também apresenta a nova linha de antiparasitários do Biovet, que traz a mesma assinatura de qualidade e segurança da marca.
Interatividade Com experiência de 25 anos no mercado rural, a RPA/PP é a mais antiga agência de publicidade em tempo de atuação no setor. Dinamismo e versatilidade são dois de seus diferenciais. Como resultado, grandes marcas confiaram e confiam, há décadas, suas campanhas no Brasil e América Latina à agência. É assim com o Biovet. "Trabalhar para o Laboratório nestes dois últimos anos tem sido muito gratificante. Estamos acompanhando uma nova fase de muito crescimento e internacionalização, num ambiente amigo e de extremo profissionalismo", comenta Pavão. O publicitário elogia o excelente relacionamento e interatividade com a empresa. Segundo ele, a política e a filosofia do Biovet na área de comunicação alia seriedade à agressividade que o mercado exige.
Mais informações em www.biovet.com.br |