"Marketing requer novas armas"
"Profissionais personalizam atendimento para conquistar fidelidade de clientes." (Clipping Folha de S. Paulo 11/11/01)
"Novas estratégias de marketing tentam estreitar o relacionamento entre empresas e clientes para que se torne quase individualizado.
As táticas utilizadas na chamada relação "one-to-one" (um a um) são diferentes das de conquista de um novo cliente, explica Gilmar Caldeira, 48, diretor-geral da Incentive House (especializada em marketing de relacionamento).
"Tradicionalmente, mídias como a de massa usam um tiro de canhão para acertar um passarinho", compara Sueli Brusco, 37, diretora-executiva da SIM Incentive Marketing, especializada no chamado marketing de fidelização ou de relacionamento.
"Hoje a empresa pode identificar preferências e direcionar as ações de acordo com elas."
Algumas ferramentas viabilizam o conhecimento do público-alvo, como o CRM (Customer Relationship Management), espécie de banco de dados alimentado por pesquisas regulares, que armazena informações sobre hábitos e gostos dos consumidores.
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O marketing de relacionamento não é utilizado somente com o consumidor final, mas também com os intermediários. É o que faz a Agfa (indústria gráfica).
Há um ano e meio na empresa, Fernanda Pinheiro, 25, analista de marketing, aponta requisitos para atuar nessa área: conhecer técnicas de pesquisa e buscar um contato mais próximo com o cliente, "quase como um vendedor"."
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