Biovet destaque no Valor
Laboratório Biovet amplia atuação na América Latina, destaca seção Agronegócios do Jornal "Valor Econômico". Confira abaixo a íntegra da matéria, assinada pela jornalista Cibelle Bouças, e publicada em 20/12/2006 (o crédito da foto é Reprodução/Emiliano Capozoli - Valor).
O Laboratório Biovet, empresa brasileira com sede em Vargem Grande Paulista (SP), chega aos seus 50 anos de existência em 2007 com uma meta audaciosa: triplicar as exportações de produtos veterinários. Neste ano, a empresa adotou como estratégia o reforço das vendas no mercado interno e obteve uma expansão de 40% no faturamento, alcançando R$ 56 milhões.
|
Hugo Scanavini Neto, gerente comercial e de marketing do Laboratório Biovet prevê "expansão audaciosa" em 2007 |
Hugo Scanavini Neto, gerente comercial e de marketing da empresa, diz que hoje 3% da receita da empresa vem das exportações. Hoje, a empresa exporta para Paraguai, Bolívia, Peru, Venezuela e países da América Central. A expansão, segundo ele, se dará nos países da América Latina.
A meta da empresa é elevar esse índice para 10% do faturamento global até 2008. Ele também prevê para 2007 um crescimento da receita global próximo ao alcançado neste ano. "Nossas perspectivas de crescimento são bastante audaciosas, mas dentro da realidade", garante Scanavini.
Na avaliação do gerente, os produtores de carne bovina e de frangos devem ter mais facilidades para exportar no próximo ano, com a retomada do consumo de carne de aves no exterior e o fim dos embargos à carne bovina por conta da febre aftosa.
Scanavini disse que o desempenho deste ano deveu-se ao lançamento de produtos para pecuária bovina e animais de companhia e à maior preocupação de pecuaristas em utilizar medicamentos para evitar doenças. "O surto de febre aftosa que atingiu o Paraná e o Mato Grosso do Sul em 2005 serviu de alerta para os produtores e acabou trazendo um bom retorno para as indústrias veterinárias", diz Scanavini.
Conforme o executivo, as vendas de vacinas e medicamentos para bovinos foram as que mais cresceram, mas também houve aumento da comercialização de produtos para aves.
Em 2005, a empresa concluiu a expansão da fábrica de vacinas contra a coccidiose (doença infecciosa que afeta aves), localizada em Ibiúna (SP). Com isso, elevou a produção desse item 9 bilhões para 10 bilhões de doses por ano. Em 2007, a empresa planeja lançar produtos voltados a este segmento. No mercado interno, a empresa abrirá duas unidades comerciais no Centro-Oeste. A empresa detém hoje 2% de participação no mercado brasileiro de saúde animal, estando entre as maiores do setor.
O Laboratório Biovet foi fundado em São Paulo, em 1957, pelo médico veterinário René Corrêa, sempre com foco na produção de medicamentos para bovinos e aves. Em 1979, a empresa foi transferida para Vargem Grande Paulista.
Desde 1991, com o falecimento do seu fundador, a empresa é administrada pelos filhos Paulo Eduardo e Antônio Roberto Corrêa. A empresa também possui uma filial em Ibiúna (SP), onde se localiza o centro de pesquisas e a planta de vacinas para coccidiose. O Laboratório Biovet possui ainda unidades comerciais em Chapecó (SC), Contagem (MG) e salvador (BA). Há quatro anos, mantém sociedade com a espanhola Bioplagen, que produz desinfetantes e itens na área de saúde ambiental, como raticidas e inseticidas.
|